* 

Arte na BLOGOSFERA


Folha de S. Paulo, 19/04/06
Artistas subvertem (será?) o formato tradicional do blog com animações, música e desenhos; essa tentativa de criar uma nova categoria de arte eletrônica já ganha adeptos no Brasil

por ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma subversão ocorre na blogosfera: alguns artistas estão transgredindo o formato mais conhecido dos blogs, de diários virtuais e de sites de notícias, e criando uma categoria de arte eletrônica batizada de blog arte.

Como é isso? Num blog convencional, a página de abertura geralmente traz uma série de tópicos, com datas, imagens e comentários do autor logo abaixo. No subvertido, do fundo da tela saltam animações, desenhos, músicas, vídeos, que, num clique, podem se transformar em uma cascata de janelas coloridas e dominar o computador do usuário.

Este efeito, que pode ser um tanto desesperador para os desavisados, foi utilizado pela dupla Rick Silva e Jimpunk para remixar uma obra do francês Marcel Duchamp, numa série de “ready-mades” que está no Screenfull, site que contabiliza mais de 100 mil visitas.

Criado por Silva, 27, brasileiro radicado nos Estados Unidos que o assina sob o codinome Abe Linkoln, e pelo francês, de identidade desconhecida até por seu parceiro, o Screenfull é citado por net artistas como o melhor exemplar de blog arte, com seu mix de vídeo, animação, grafismos e música, que lhe rendeu resenhas elogiosas do museu de arte digital Rhizome.

“O que mais me fascina é que eles [Silva e Punk] pegaram o formato de blog e embaralharam todos os parâmetros”, diz Marcus Bastos, 31, professor do curso de mídias digitais da PUC-SP. “Eles fizeram um layout completamente fora do tradicional, com um “postzinho” depois do outro.”

A artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, 43, também o destaca: “O Screenfull é o único blog que chegou ao limite”, diz. “É uma somatória de quebra de regras. Tudo o que não é para fazer eles fizeram. Tem imagens gigantescas e animações no fundo da página”, exemplifica.

Silva, que mantém outros trabalhos de web arte no ar, define o Screenfull como uma “performance”. “Para mim, é como a idéia de happening do Fluxus”, diz ele, comparando-o com o movimento artístico dos anos 60, que agregava John Cage, Nam June Paik e Yoko Ono.

“O que acontece com a net arte pessoal é que você faz um clique aqui, outro ali, e não precisa voltar mais ao site”, acredita Silva. “Mas, com o nosso, as páginas mudam completamente. Há pessoas que vêm todo o dia para checar, porque sabem que vai mudar. Por isso é uma performance.”

Sobre Jimpunk, que tem outros trabalhos de net arte na rede e faz questão de manter o anonimato, Silva “acha” que ele é francês e que nasceu em 1966. Eles se conheceram na rede, conversando sobre cultura, e passaram a fazer trabalhos juntos. “Não sei nada sobre ele, só que é um mestre.”

via Postado por Igor às 01:23:00

Comments are closed.